domingo, 6 de agosto de 2017

Para que nos serve o mosquito?

Embora idealmente um mundo sem insetos possa ter algumas vantagens, como o fim de muitas pragas que exterminam as plantações, estes insetos possuem funções ecológicas extremamente importantes e com certeza nos fariam falta se não existissem.

Mas, e os mosquitos?
Eles servem pra alguma coisa?



            



Cerca de 3.500 espécies de mosquitos já foram descritas e nomeadas, entre as quais apenas algumas centenas trazem malefícios à população humana. Dessa forma, se todos os mosquitos fossem exterminados muitas doenças também teriam fim – no caso da única forma de transmissão ser o mosquito – ou, ao menos, diminuiriam – no caso do mosquito não ser a única forma de transmissão. Mas estes animais também possuem funções ecológicas importantes?


Os mosquitos surgiram há cerca de 100 milhões de anos atrás, e desde então co-evoluíram com diversas outras espécies. Talvez você não consiga observar as “funções” dos mosquitos na natureza tão facilmente, como observamos em abelhas e borboletas, por exemplo. Porém, a função de alguns mosquitos fica mais clara quando imaginamos o jantar de alguns animais.
Os mosquitos são alimentos fáceis de serem capturados, por isso são as presas preferidas de diversos animais. Determinadas espécies de peixes alimentam-se apenas de larvas de mosquitos, e poderiam ser extintos caso estas larvas não existissem mais e eles não se adaptassem a nenhum outro tipo de alimento.

O peixe-mosquito (Gambusia affinis) é uma das espécies que poderia vir a se extinguir em um mundo sem mosquitos. Esta e outras espécies são presas para peixes maiores e outros animais, portanto sua extinção resultaria em um grande desequilíbrio ecológico. Foto: Jason Penney.


Pesquisadores também estimam que, em um mundo sem mosquitos, o número de aves migratórias que formam ninhos em tundras cairia em 50%. Além disso, animais que se alimentam de insetos como aranhaslagartos e sapos, também seriam impactados com a perda de sua fonte primária de alimento.

Além disso, os mosquitos também são muito importantes na ciclagem dos nutrientes. Isso porque as larvas de mosquitos geralmente vivem em ambientes aquáticos, constituindo grande parte da biomassa de rios e lagos e exercendo a importante função de decompositores de matéria orgânica morta. Assim como formigas, fungos e bactérias, as larvas alimentam-se de folhas, detritos e microrganismos mortos, que, em um mundo sem mosquitos, levariam muito mais tempo para serem reciclados no ambiente.


Existe uma família de mosquitos que pode ser odiada ou amada, dependendo do seu ponto de vista. Por um lado, a família Ceratopogonidae possui representantes como o maruim, que possui fêmeas adaptadas para sugar sangue. Por outro lado, espécies como Forcipomyia hardyi são grandes polinizadoras de cacau, a matéria-prima utilizada para a produção de chocolate. Ou seja: em um mundo sem mosquitos, poderíamos até não nos preocupar com as picadas das fêmeas, mas já pensou viver em um mundo sem chocolate!? E não apenas o cacau seria afetado: os mosquitos polinizam milhares de outras espécies de plantas, pois os adultos dependem do néctar para sobreviver.

Um macho do gênero Forcipomyia, grupo de mosquitos adaptados à polinização de espécie de cacau. Foto: Ashley Bradford
Apesar de todas estas funções ecológicas, os mosquitos são uma das poucas espécies que até mesmo biólogos não se importariam em exterminar. Com milhares de pessoas mortas por doenças como o ebola e a malária, muitos pesquisadores afirmam que o desequilíbrio ecológico causado pela extinção destes animais não seria tão grave quando comparado ao problema que estes causam em relação à saúde humana. Segundo estes pesquisadores, em um mundo sem mosquito, os governos precisariam gastar menos dinheiro com saúde pública e controle de doenças, e este dinheiro poderia ser utilizado para o desenvolvimento justamente nos países que mais sofrem com estas doenças.

De qualquer forma, em relação ao extermínio de todas as espécies de mosquitos, não nos restam muitas opções se não imaginar: apesar de todo o esforço humano para eliminar estes animais, especialmente aqueles que transmitem doenças, os resultados não têm sido muito animadores, e a era dos mosquitos não parece estar próxima de um fim.

Fonte: Nature





Você pode dar de presente, novamente uma camiseta, 
um jeans, um tênis, o que você achar melhor, mais adequado...   mas, pode
 também dar algo que dure  a vida toda, que perdure na alma...
 Leia, você primeiro, este livro e verá que tenho razão.

Crônicas de Púlpito

Como falar de ética e de vida cristã com o adolescente que você ama. Eu acredito ter encontrado uma maneira para você prender a atenção do seu filho, das pessoas de seu círculo de amizades, sem bombardeá-los através das redes sociais com mensagens edificantes que serão rapidamente apagadas. Este trabalho é um presente para a alma. Estas crônicas querem mostrar que é possível falar de Deus com muita alegria.
ou para mais detalhes sobre o livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário